Participação dos pibidianos nas aulas - terça-feira, dia 4 de maio de 2021

 

 

No dia 4 de maio, além da participação dos pibidianos e das atividades realizadas, tivemos um momento de reflexão sobre uma questão relevante, que diz respeito à impossibilidade imposta a muitos alunos de participar das aulas. Quanto aos alunos que não têm a mínima infraestrutura de tecnologias e mídias, o diálogo entre a escola e os pais de alunos facilita a logística de atividades impressas para serem enviadas. Mas sabemos o quanto está sendo complicado para quem não estão tendo acessa às aulas ter de fazer essas atividades sem conseguir o mínimo de participação e interação.

Além disso, alguns alunos têm faltado às aulas por necessidade de trabalhar para ajudar a família. E ainda há os casos de negligência, já que existem aqueles que têm condições de participar das aulas síncronas e assíncronas, mas não o fazem por alta de interesse ou de consciência.

A respeito da aula, nossos companheiros pibidianos estavam com muita energia para interagir com as turmas. Foi, sem dúvida, uma tarde muito interessante para os estudantes. Primeiro porque eles gostam da presença dos pibidianos; segundo, pela maneira com que eles se expressaram em suas exposições e pela habilidade em conduzir o diálogo com os alunos.

Como foi acordado, nossas aulas iniciaram com a leitura expressiva de um texto literário. Essa proposta de leitura literária ficou mais interessante quando os pibidianos passaram a se engajar na leitura desde que Wanneska sugeriu o projeto “Me lendo”. Ela mesma destacou um texto da escritora Conceição Evaristo e iniciou a aula com a leitura expressiva seguida do diálogo sobre a relação que tem com o poema lido, intitulado Do velho ao jovem.

 Penso que nem precisava mencionar - mas importa reforçar - o quanto os textos de Evaristo são profundos em fomentar debates sobre povos, culturas, tradições, valores humanos, poesia. E a reação dos alunos corrobora esse pensamento, tendo em vista a participação deles no diálogo sobre o texto.

       Seguimos com as explicações dos pibidianos Nadja e Venicius a respeito da entrevista que o Jonathan preparou por meio de um formulário do Google, com perguntas muito interessantes e oportunas para que o grupo de pesquisadores tenha um entendimento sobre certos interesses, gostos literários dos alunos e, ainda, sobre suas dificuldades ante a pandemia e a forma como cada um buscou superar essas dificuldades.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022