Participação dos companehiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 5 de maio de 2021
Nas aulas realizadas no dia 5 de maio, destacamos entre os assuntos estudados aspectos relacionados ao conhecimento sobre o léxico. A dinâmica da aula foi bastante interessante, principalmente pela forma intensa com a qual os alunos se envolveram com a exposição do assunto e com as atividades. Assim como os alunos, os licenciandos também disseram ter gostado das aulas. Presumo que o interesse e a satisfação dos alunos decorreram do modo de interlocução e da sistematização da aula. A estratégia usada foi a de despertar a curiosidade e o raciocínio lógico dos estudantes.
Além disso, o material de apoio e a atividade também foram elaborados visando à reflexão dos alunos sobre o sentido das palavras, cujos critérios de escolha envolvia, além da analogia vocabular, a escrita esdrúxula das palavras e o sentido por elas expressos, os quais se associam a temáticas envolvidas nas experiências e nos interesses dos alunos mesmos.
Concluímos a aula síncrona, mas os alunos voltaram à nossa sala de aula virtual para resolver as questões propostas sobre o assunto, com as quais tiveram contato prévio antes de iniciarmos a aula síncrona. Com isso, percebemos o quanto a riqueza de recursos favorece a sofisticação dos modos/meios de realização das atividades, e os alunos passam a administrar seus estudos tendo controle sobre os horários, a duração, o fluxo e a intensidade de seus estudos e, ainda, sobre o modo/meio de estudar.
Indubitavelmente, o ensino remoto, que surgiu de modo emergencial, e que parecia está fadado ao fracasso, tente a ir se aprimorando gradativamente, desde que tenhamos interesse em aprimorar nossas competências e, por conseguinte, nossas práticas. No âmbito do Pibid, temos buscado nos aperfeiçoar e já sentimos o quanto isso é possível.
Comentários
Postar um comentário