O papel do professor: reflexões sobre novas perspectivas didático-pedagógicas - dia 3 de março de 2021, quarta-feira
É muito provável que estes sejam os maiores problemas enfrentados nas últimas décadas no contexto educacional: a adequação dos recursos e dos meios relacionados aos processos de ensino e aprendizagem, e, sobretudo, a formação dos professores para atuar nesses processos. Conjecturando uma reflexão acerca dessas questões, é inevitável ponderarmos sobre a nossa condição na atual conjuntura, pensando na relação entre o antes (o ensino, o perfil do professor e do aluno, as práticas) e as novas demandas. Sabemos o quanto temos de aprender sobre as novas perspectivas do ensino, sobre como nos adaptar ao modelo de ensino híbrido. Enfrentamos um contexto que exige novas formas de comunicação, novos aparatos, habilidades diferenciadas, tanto para os professores quanto para os alunos. Quanto às perspectivas pedagógicas e à pedagogia dos meios, no que diz respeito às potencialidades das tecnologias para a aprendizagem, havemos de convir que elas têm grande potencial, mas entendemos...