Postagens

Mostrando postagens de julho 11, 2021

Nona reunião com os meus companheiros - sexta-feira, dia 16 de julho de 2021

Imagem
      Hoje, dia 16 de junho de 2021, a reunião do nosso grupo foi muito interessante, principalmente pelas ideias que meus companheiros apresentaram para as dinâmicas que  estamos planejando aplicar nas aulas.       No início, tratamos de questões relativas à proposta do subprojeto de Língua Portuguesa, tendo em vista seus objetivos e o desenvolvimento das atividades pelos licenciandos, bem como sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia de cada um.     Tratamos, portanto, da Pedagogia dos Multiletramentos e da abordagem multimodal como fundamento para as atividades que serão aplicadas, levando em conta a multiplicidade de gêneros discursivos e a importância da leitura literária em nossas aulas. Essa concepção encontra-se no objetivo geral do subgrupo de Língua Portuguesa (Pibid) e articulada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2019), a qual constitui uma proposta de adequação das práticas pedagógicas aos meios, modos, mecanis...

Participação dos meus companheiros nas aulas - terça-feira, dia 13 de julho de 2021

                Em nossas aulas do dia 13 de julho, retomamos com nossa dinâmica de leitura. Antes de nos envolvermos com os textos, porém, problematizamos algumas questões sobre o modo como nos relacionamos com a leituras e acerca da importância da leitura, de um modo geral.            A leitura literária, a leitura expressiva realizada de forma coletiva e as apreciações sobre os textos sempre tornam as aulas interessantes. Digo isso não só pelo gosto que sinto pela leitura, mas com base na reação e na participação dos alunos mesmos. Temos constatado como é valioso favorecer a prática de leitura junto aos alunos.             Indubitavelmente, a abordagem e as estratégias para o trabalho com a leitura, quando postas em ação no diálogo com os alunos, tendem a promover mudanças na relação que os alunos têm com leitura. Prova disso são as transformações ocorridas n...