Nona reunião com os meus companheiros - sexta-feira, dia 16 de julho de 2021

 


    Hoje, dia 16 de junho de 2021, a reunião do nosso grupo foi muito interessante, principalmente pelas ideias que meus companheiros apresentaram para as dinâmicas que  estamos planejando aplicar nas aulas.

      No início, tratamos de questões relativas à proposta do subprojeto de Língua Portuguesa, tendo em vista seus objetivos e o desenvolvimento das atividades pelos licenciandos, bem como sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia de cada um.

    Tratamos, portanto, da Pedagogia dos Multiletramentos e da abordagem multimodal como fundamento para as atividades que serão aplicadas, levando em conta a multiplicidade de gêneros discursivos e a importância da leitura literária em nossas aulas. Essa concepção encontra-se no objetivo geral do subgrupo de Língua Portuguesa (Pibid) e articulada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2019), a qual constitui uma proposta de adequação das práticas pedagógicas aos meios, modos, mecanismos e espaços de interação.

     A leitura literária é uma das propostas nas quais temos empreendido muito esforço. Desde o ano letivo de 2020, tenho me dedicado ao trabalho com os gêneros literários, com atividades diversificadas, a exemplo da leitura expressiva nas aulas síncronas, leitura autônoma, produção de resenhas literárias, podcasts e narrativas digitais. No decurso desses dois anos letivos, os alunos já produziram um volume considerável de textos. 

     A abordagem da leitura literária não se dá de modo simples quando se trata de estratégias e atividades que estimulem os alunos. Para muitos deles, à primeira vista, a leitura representa um peso, algo desagradável, uma obrigação da qual eles tentam se esquivar. Não obstante, temos tido experiências interessantes sobre a mudança na relação que os alunos têm tido com as atividades que realizamos desde o final do ano passado, depois de muito tentar mobilizar estratégias e atividades de leitura com textos diversificados em gênero, formato, estilo e temas:  

https://www.blogger.com/blog/post/edit/2921485248218104914/8432998195934944482

https://www.blogger.com/blog/post/edit/2921485248218104914/1039529653345833542 

     Na ocasião, tratamos, ainda, da reunião que tivemos com a Coordenadora Institucional do Pibid, destacando as reflexões e as informações registradas. Essas reflexões suscitaram outras relativas ao contexto de nossas aulas, em relação às questões que consideramos prioritárias, e que se relacionam com as estratégias as quais visamos para dinamizar as aulas e, por conseguinte, tornar efetiva a participação dos alunos.

   Por último, mas não menos importante, falamos sobre a participação em eventos para divulgação e reflexão das ações do PIBID, que se inicia com a  I Jornada de Socialização de Experiências na Gestão do Pibid e do PRP/AL. Portanto, já estamos nos programando para os estudos e as escritas que temos de realizar. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022