Nona reunião com os meus companheiros - sexta-feira, dia 16 de julho de 2021
Hoje,
dia 16 de junho de 2021, a reunião do nosso grupo foi muito interessante, principalmente
pelas ideias que meus companheiros apresentaram para as dinâmicas que estamos planejando aplicar nas aulas.
No início, tratamos de questões
relativas à proposta do subprojeto de Língua Portuguesa, tendo em vista seus objetivos
e o desenvolvimento das atividades pelos licenciandos, bem como sua contribuição
para o desenvolvimento da autonomia de cada um.
Tratamos, portanto, da Pedagogia dos Multiletramentos e da abordagem multimodal como fundamento para as atividades que serão aplicadas, levando em conta a multiplicidade de gêneros discursivos e a importância da leitura literária em nossas aulas. Essa concepção encontra-se no objetivo geral do subgrupo de Língua Portuguesa (Pibid) e articulada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2019), a qual constitui uma proposta de adequação das práticas pedagógicas aos meios, modos, mecanismos e espaços de interação.
A leitura literária é uma das propostas nas quais temos empreendido muito esforço. Desde o ano letivo de 2020, tenho me dedicado ao trabalho com os gêneros literários, com atividades diversificadas, a exemplo da leitura expressiva nas aulas síncronas, leitura autônoma, produção de resenhas literárias, podcasts e narrativas digitais. No decurso desses dois anos letivos, os alunos já produziram um volume considerável de textos.
A abordagem da leitura literária não se dá de modo simples quando se trata de estratégias e atividades que estimulem os alunos. Para muitos deles, à primeira vista, a leitura representa um peso, algo desagradável, uma obrigação da qual eles tentam se esquivar. Não obstante, temos tido experiências interessantes sobre a mudança na relação que os alunos têm tido com as atividades que realizamos desde o final do ano passado, depois de muito tentar mobilizar estratégias e atividades de leitura com textos diversificados em gênero, formato, estilo e temas:
https://www.blogger.com/blog/post/edit/2921485248218104914/8432998195934944482
https://www.blogger.com/blog/post/edit/2921485248218104914/1039529653345833542
Na ocasião, tratamos, ainda, da reunião que tivemos com a Coordenadora Institucional do Pibid, destacando as reflexões e as informações registradas. Essas reflexões suscitaram outras relativas ao contexto de nossas aulas, em relação às questões que consideramos prioritárias, e que se relacionam com as estratégias as quais visamos para dinamizar as aulas e, por conseguinte, tornar efetiva a participação dos alunos.
Por último, mas não menos importante, falamos sobre a participação em eventos para divulgação e reflexão das ações do PIBID, que se inicia com a I Jornada de Socialização de Experiências na Gestão do Pibid e do PRP/AL. Portanto, já estamos nos programando para os estudos e as escritas que temos de realizar.
Comentários
Postar um comentário