Participação dos meus companheiros nas aulas - terça-feira, dia 13 de julho de 2021
Em nossas aulas do dia 13 de julho, retomamos com nossa dinâmica de leitura. Antes de nos envolvermos com os textos, porém, problematizamos algumas questões sobre o modo como nos relacionamos com a leituras e acerca da importância da leitura, de um modo geral.
A leitura literária, a leitura expressiva realizada de forma coletiva e as apreciações sobre os textos sempre tornam as aulas interessantes. Digo isso não só pelo gosto que sinto pela leitura, mas com base na reação e na participação dos alunos mesmos. Temos constatado como é valioso favorecer a prática de leitura junto aos alunos.
Indubitavelmente, a abordagem e as estratégias para o trabalho com a leitura, quando postas em ação no diálogo com os alunos, tendem a promover mudanças na relação que os
alunos têm com leitura. Prova disso são as transformações ocorridas no âmbito
de nossas aulas, visto que os mesmos alunos, no ano letivo de 2020, tinham dificuldade
e resistência em relação às atividades que envolviam textos literários, independentemente
do objetivo da leitura e do texto.
Por outro lado, a partir do momento
em que as aulas passaram a ser realizadas de forma síncrona, o que possibilitou
um diálogo mais efetivo, mais dinâmico e como maior efeito em relação aos propósitos
comunicativos, tal relação tem se transformado
positivamente. E isso tem nos dado mais ânimo e nos provocado a buscar sempre
aprimorar nossas práticas.
Comentários
Postar um comentário