Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

 




      



Nesta quarta-feira, dia 21 de julho, os alunos foram desafiados a realizar tarefas-surpresa a partir da leitura e compreensão de textos sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner, 1994).

A ideia de abordar tal assunto surgiu quando pensei em possibilitar aos alunos explorar suas habilidades em nossas aulas de modo que eles possam participar mais, narrando suas experiências com atividades pelas quais eles se interessam e/ou têm realizado. A primeira tarefa-surpresa desafiou os alunos a mostrarem um vídeo com suas habilidades ou apresentassem na aula algo que eles saibam fazer.

Quanto a isso, tivemos uma importante experiência com os trabalhos de desenho, pintura e agricultura que alguns deles nos mostraram. Ouvimos as narrativas das experiências de um dos alunos com a agricultura. Ele nos explicou como surgiu a ideia de trabalhar com isso e como ele e sua família têm realizado esse trabalho. Esse aluno nos mostrou o resultado do cultivo de algumas espécies, enquanto outro nos mostrou suas pinturas. Além disso, duas alunas demonstram sua habilidade com a música; outra, o trabalho com argila; outra delas, com o desenho; e, ainda, houve aqueles que nos mostraram seu interesse pela poesia, recintando alguns poemas.

Alunos que, até então, jamais haviam falado em nossas aulas narraram suas experiências e mostraram suas habilidades. Com isso, já estamos nos programando para atividades por meio das quais eles possam articular suas aptidões à produção textual de gêneros diversos.

Por fim, tivemos momentos de sensibilização com as homenagens que eles fizeram aos nossos companheiros pibidianos. Foi muito interessante.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022