Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021
Nesta quarta-feira, dia 21 de julho,
os alunos foram desafiados a realizar tarefas-surpresa a partir da leitura e
compreensão de textos sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner,
1994).
A ideia de abordar tal assunto surgiu
quando pensei em possibilitar aos alunos explorar suas habilidades em nossas
aulas de modo que eles possam participar mais, narrando suas experiências
com atividades pelas quais eles se interessam e/ou têm realizado. A primeira tarefa-surpresa
desafiou os alunos a mostrarem um vídeo com suas habilidades ou apresentassem na
aula algo que eles saibam fazer.
Quanto a isso, tivemos uma
importante experiência com os trabalhos de desenho, pintura e agricultura que
alguns deles nos mostraram. Ouvimos as narrativas das experiências de um dos alunos com a
agricultura. Ele nos explicou como surgiu a ideia de trabalhar com isso e como
ele e sua família têm realizado esse trabalho. Esse aluno nos mostrou o resultado do
cultivo de algumas espécies, enquanto outro nos mostrou suas pinturas. Além disso, duas alunas demonstram sua habilidade com a
música; outra, o trabalho com argila; outra delas, com o desenho; e, ainda, houve aqueles que nos mostraram seu interesse pela poesia, recintando alguns poemas.
Alunos que, até então, jamais haviam
falado em nossas aulas narraram suas experiências e mostraram suas habilidades.
Com isso, já estamos nos programando para atividades por meio das quais eles
possam articular suas aptidões à produção textual de gêneros diversos.
Por fim, tivemos momentos de
sensibilização com as homenagens que eles fizeram aos nossos companheiros pibidianos.
Foi muito interessante.
Comentários
Postar um comentário