Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - terça-feira, dia 20 de julho de 2021

      


                 Narrativa Digital produzida pelas alunas Débora da Silva Medeiros e Júlia Maciel Rufino (9º ano) - Equipe Determinação


Hoje, dia 20 de julho de 2021, terça-feira, foi realizada a abertura da nossa Primeira Gincana Virtual de Língua Portuguesa. E eu havia proposto aos companheiros pibidianos que eles formassem o júri, e, assim, analisassem e atribuíssem uma pontuação aos trabalhos das equipes.

Pensei na importância de eles participarem desse modo não somente pela impossibilidade da participação dos outros docentes da escolamas, sobretudo porque entendo que a participação deles na análise das atividades dos alunos contribui para que eles observem o modo como os alunos estão se relacionando com as atividades de produção de textos. E, por conseguinte, possibilitar que eles observem se houve algum avanço no desenvolvimento das habilidades associadas à leitura e à escrita e, ainda, do desenvolvimento dos letramentos digitais dos alunos.

As tarefas envolviam atividades de produção textual na perspectiva da multimodalidade (narrativa digital; poema, paródia e composição musical totalmente autoral; meme, tirinha, charge, cartum, reportagem (sobre o Pibid), homenagem aos companheiros pibidianos) e exposição sobre um dos assuntos que estudamos nessa segunda unidade. Além disso, teremos três tarefas-surpresa como desafio para os alunos.

As esquipes foram formadas a partir da escolha de uma palavra sobre a qual se desenvolveriam as atividades de cada equipe. Como os alunos demonstravam dificuldade em formar equipes e desenvolver trabalhos em conjunto, propus que cada um escolhesse um entre doze substantivos abstratos: altruísmo, atitude, compromisso, determinação, esforço, resiliência, responsabilidade, solidariedade e superação.

Os grupos foram formados e, pelo WhatsApp, eles se programaram e realizaram as tarefas. Além das produções textuais, todos os membros das equipes tinham de atualizar suas atividades. Para isso, quem estivesse em dia com as atividades ajudaria os que tinham pendências.

Enfim, hoje foi o dia em que foram apresentadas as seguintes tarefas: narrativas digitais, textos literários, textos argumentativos e a exposição de um dos assuntos já estudados. Nós ficamos muitos satisfeitos com os trabalhos, e sentimos o quanto os alunos estavam empolgados. 

Para mim, foi muito significativo o modo como eles superaram as dificuldades e conseguiram se comunicar e realizar trabalhos colaborativos mesmo com os limites impostos pelos meios virtuais. Amanhã, teremos mais para ver e nos empolgar. 



 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022