Sexta reunião com os meus companheiros - quarta-feira, dia 5 de maio de 2021

 

            No dia 5 de maio, nossa reunião teve como pauta a retomada das explicações e da organização do plano de ações que os pibidianos vão efetivar em nossas aulas. Na ocasião, eles expuseram suas dúvidas, acataram as sugestões e começaram a se planejar para a primeira atividade da primeira ação do plano.

Algumas ideias sobre a primeira ação foram surgindo. Reforçamos a necessidade dos estudos que servirão de base para as ações do projeto pedagógico, bem como da importância de nos organizarmos antecipadamente para os eventos que, possivelmente, irão surgir.

A primeira deliberação que fizemos foi sobre a forma como o grupo vai trabalhar, e eles optaram em fazer um mesmo plano para todos, e, assim, planejaram dividir as atribuições entre eles, melhor dizendo, todos trabalhando em prol de um mesmo plano, cujas atividades serão elaboradas e aplicadas com a participação de todos.

Assim, planejamos a primeira apresentação, cujo recurso foi elaborado pela Mirele, a qual preparou o resumo do assunto da última aula em um mapa mental para que os alunos pudessem associar melhor as informações sobre os tipos textuais. Para reforçar a apresentação, Wanneska e Kissya planejaram duas atividades diferentes. Wanneska planejou a leitura de um segmento do conto A causa secreta, de Machado de Assis, enquanto Kissya planejou uma atividade de produção de um texto descritivo.

Como havia sugerido na reunião anterior, reforcei a sugestão de que eles que fossem preenchendo um quadro em forma de fichamento para que, aos poucos, fossem destacando as questões de aprendizagem mais importantes que eles têm observado, os problemas relativos a essas questões no contexto de nossas aulas, as possíveis medidas para o enfrentamento desses problemas e o aporte teórico a que possam recorrer. Para exemplificar o processo, usei como exemplo o planejamento que fiz sobre o webjornal.

 Enfim, foi um momento proveitoso, com muitas perguntas, ideias e expectativas sobre os estudos que precisamos realizar acerca dos multiletramentos e da abordagem multimodal; sobre os percursos metodológicos que pretendemos seguir; e sobre algumas estratégias que julgamos essenciais ao trabalho que temos de desenvolver.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022