Sétima reunião com os meus companheiros - quinta-feira, dia 13 de maio de 2021
Nas interações com meus companheiros pibidianos, um dos assuntos recorrentes é a ausência de muitos alunos nas aulas. É preocupante o fato de que menos da metade dos alunos esteja participando das aulas e acessando as atividades.
Infelizmente, a impossibilidade de acesso por uma parcela dos alunos, deve-se à falta de condições, por terem de trocar os estudos pelo trabalho para ajudar a família, ou por não terem a mínima infraestrutura de mídias físicas e digitais. Nesses casos, o máximo que podemos fazer é disponibilizar as atividades em material impresso.
No entanto, há casos de outros alunos que estão ausentes por falta de interesse e organização, visto que estão on-line e assinam a lista de frequência no grupo do WhatsApp, mas não participam das aulas síncronas (pelo Google Meet integrado com o Google Classroom) nem das assíncronas (pelo Google Classroom). Essa questão, embora não estivesse em pauta na nossa reunião de hoje, esteve entre as nossas conversas visto que estamos preocupados em buscar meios, métodos e estratégias capazes de atrair o interesse desses alunos que têm negligenciado as aulas.
Nesta quinta-feira, dia 14 de maio, na pauta da reunião destacamos a importância de desenvolvermos um plano de estudo. Por isso, achei pertinente criar um modelo para que os licenciandos possam se basear e, assim, cada um deles possa elaborar o seu plano de estudos. Do mesmo modo, podemos, primeiramente, elaborar um plano geral de estudos para o nosso grupo. Além disso, sugeri que iniciássemos nosso relatórios parciais para que não acumulássemos muitos trabalhos. Essas ideias e o modelo de plano serão compartilhados com as supervisoras Mércia e Socorro.
Expliquei o modelo de plano que elaborei, no qual destaquei os objetivos do plano meu plano de ações, os quais dialogam com o meu plano de trabalho e com a proposta temática do nosso grupão; destaquei as questões sobre as quais tenho ponderado no contexto de nossas aulas, apresentei a justificativa, o percurso metodológico e o aporte teórico de meus estudos.
Feito isso, seguimos com o debate sobre os aspectos relativos à análise dos formulários destinados à entrevista elaborada pelo Jonathan e direcionada aos alunos. Sobre isso, sugeri que eles analisassem os gráficos que são feitos automaticamente pelo Google Form.
Por fim, destinei um tempo da reunião para que os estudantes expusessem seus questionamentos, as prováveis dúvidas, e dessem sugestões sobre as questões que eles estão destacando no âmbito de nossas aulas. sugestões. E, antes de concluirmos, organizarmos um roteiro para a participação direta dos meus companheiros na aula expositiva, que será efetivada na próxima terça-feira, dia 18 de maio.
Comentários
Postar um comentário