Décima sexta reunião geral - Quarta-feira, dia18 de agosto de 2021
No dia 18 de agosto, em que foi realizada a 16ª reunião, tivemos a oportunidade de falar - como supervisoras - a respeito do retorno às aulas presenciais, tendo em vista o protocolo de segurança e o calendário especial de cada escola para esse retorno. Ponderamos sobre as dificuldades que teremos de enfrentar - como a falta de infraestrutura e a divisão de cada turmas em três grupos - e a respeito das medidas que podemos tomar diante das questões relacionadas ao ensino híbrido. Quanto a isso, refletimos sobre o aproveitamento das vantagens que o híbrido poderia nos proporcionar, desde que as secretarias tomasse as devidas medidas.
Cabe aqui um destaque sobre a situação da escola de uma das supervisoras, que relatou a exigência da escola ide trabalha em relação à permanência na sala de aulas desde a hora de chegada até à saída. Lá, ninguém pode sair da sala de aula nem para o lanche. Essa situação reflete a falta de proteção à saúde dos envolvidos, algo que precisa ser problematizado. Ficamos ansiosos para saber como serão as primeiras aulas da professora, que ficou de nos relatar na próxima reunião.
A discussão envolveu, ainda, a impossibilidade de os bolsistas participarem das aulas presenciais. Então tratamos da organização das aulas e das atividades que temos de promover para que os pibidianos continuem a se comunicar com os alunos. Diferentemente do que vai acontecer nas aulas da Mércia e da Socorro, além das aulas presenciais, as nossas aulas remotas permanecerão, o que favorecerá o andamento dos nossos trabalhos no âmbito do Pibid.
A atualização dos relatórios e dos diários reflexivos também estavam em pauta. E, para facilitar a preparação do relatório, tivemos orientações do professor Fernando, que, inclusive, expôs o modelo de relatório e nos explicou detalhadamente o processo de produção.
Por fim, tivemos o privilégio de tratar sobre o texto literário e refletirmos sobre a importância da literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Debatemos sobre questões relativas à predominância da abordagem sobre a gramática em detrimento da abordagem do texto literário. A discussão foi proveitosa para os bolsistas ponderar sobre seus estudos e projetos futuros para o exercício da docência.
Comentários
Postar um comentário