Observação dos companheiros pibidianos nas aulas - terça-feira, 17 de agosto


    No dia 17 de agosto, nossas aulas foram desenvolvidas acerca dos aspectos globais do texto. Os textos que serviram de base para as análises já haviam sido abordados em aulas anteriores, nas quais nos debruçamos sobre o potencial literário neles contido, propusemo-nos à apreciação estética e exploramos os múltiplos sentidos por eles expressos. 
    
    Como já foi expresso em nossas reflexões, temos investido sobremaneira em abordagens e atividades que favoreçam o encontro dos alunos com os textos literários.  E (claro!) sempre planejando atividades nas quais os alunos possam contribuir com ideias sobre gêneros textuais, temas, livros, músicas, filmes, jogos... pelos quais eles se interessam. 

    E, mais que isso, eles têm autonomia para realizar suas atividades do modo que lhes for favorável, dentro do que foi programado: cantar, declamar, debater, enfim, eles têm a oportunidade de mostrar suas habilidades articulando suas apresentações aos assuntos tratados em nossos estudos.
   
    Uma vez que a Escola se constitui, sobretudo, com um espaço de participação social, no qual se deve privilegiar a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão - como preconizam os documentos legais - em nossas aulas, os alunos têm autonomia para participar das aulas da forma que lhes for propícia e que lhes convier, respeitando, é óbvio, todo o ritual e as normas próprios de uma aula. 

     




    


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022