Participação dos meus companheiros nas aulas, quarta-feira, dia 4 de agosto de 2021

      

    Nas aulas do dia 4 de agosto, para consolidar a proposta de produção textual com o gênero conto, iniciamos as aulas com a leitura de um conto de terror, o caráter de conto mais apreciado pelos alunos. Analisamos as características do conto e a forma como o tema foi desenvolvido, sobre o qual concluímos que os efeitos esperados por um conto de terror não se cumpriram porque o texto apresentou pouco suspense e poucas expressões relacionadas ao campo semântico do terror. Os alunos perceberam que o texto se desenvolveu de forma muito previsível e sem mistério algum. 

    Debatemos sobre a construção do mistério, do suspense e do terror no texto em que predomina a escrita, na qual a única forma de suscitar o medo ou o mistério é dispor de recursos verbais, diferentemente do que ocorre no texto multimodal. Ainda analisamos no texto os recursos coesivos e os elementos básicos da narração. E, ainda, falamos sobre a influência do escritor, editor e crítico literário Edgar Alan Poe.

    Depois disso, apresentei à turma um conto que havia iniciado na noite anterior. Decidi produzir uma parte de um conto de mistério e propor aos alunos a participação na produção. Essa estratégia de produzir um texto com os alunos faz parte das minhas práticas. Produzir um texto com os aprendizes, por mais simples que seja, tende a de motivá-los a participar das atividades de escrita. E, claro, que se trata de um texto simples, mas que leva em conta os aspectos que pretendemos trabalhar nas aulas referentes e, sobretudo, a imaginação criadora dos estudantes e os temas pelos quais eles se interessam. 

     É notório que a participação dos alunos depende, muitas vezes, do reforço que damos aos temas, propostas, conteúdos e atividades que planejamos. Quanto mais tocamos num assunto e aplicamos atividades a eles relacionadas, maior será a aproximação dos alunos. Assim, é possível consubstanciar nossos projetos à sua atuação e, ainda, consolidar os estudos e planos de ação. 

    Na mesma ocasião, ponderamos sobre e o aperfeiçoamento da primeira atividade do plano de ações e debatemos sobre a segunda atividade, esta bem articulada àquela. Sumariamente, esta ação começou com a dinâmica Um conto: muitas vozes,  e deve evoluir para a produção escrita e individual: a retextualização do texto produzido oral e coletivamente. 

    Estamos ansiosos para ver o quanto a segunda aplicação da dinâmica irá evoluir em relação à primeira. Na próxima semana, então, essa primeira ação do projeto será consumada e, por conseguinte, teremos muito o que analisar. 











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