Décima segunda reunião com os meus companheiros - sexta-feira, 6 e agosto de 2021
Dia 6 de agosto: dia da nossa 12ª reunião, em que deliberamos sobre algumas questões relativas ao projeto pedagógico e, mais especificamente, sobre o plano de ações e as primeiras atividades a ele relacionadas.
Aplicamos, nessa semana, a dinâmica que planejamos sobre a escrita colaborativa, que consiste na construção oral de um conto coletivo. Conforme as ponderações sobre o resultado da dinâmica, decidimos reaplicá-la para que os alunos consigam atuar com mais experiência, a partir das observações que fizemos e das que eles mesmos farão sobre o que devemos aprimorar, e que diz respeito aos mecanismos de coesão textual e à coerência do texto, bem como sobre os marcadores temporais e as relações de causa e consequência próprias das sequências narrativas.
Passamos um longo tempo discutindo sobre questões diversas, inclusive sobre o modo de atuação dos licenciandos nos últimos meses de participação no Programa. Foi uma longa e proveitosa reunião, e se estendeu por mais algumas horas depois da minha saída, já que os meus companheiros decidiram adiantar o plano de ações e registrar tudo o que foi planejado.
O mais importante desse encontro foi constatarmos que o fazer pedagógico exige planejamentos, planos, replanejamentos, estudos, análise, atuação, flexibilidade e sensibilidade para compreendermos que a necessidade de desconstrução é constante e que não se pode crer que tudo o que vemos traduz a realidade de modo completo e definido. Faz-se necessário, pois, mobilidade para enxergarmos o que não vemos no ponto em que estamos, olharmos por outro prisma.
Comentários
Postar um comentário