Terceira reunião com os companheiros pibidianos - Quarta-feira, dia 7 de abril de 2021
Em nossa terceira reunião, tivemos mais para tratar do que o planejado. Isso porque ocorreram problemas nas aulas devido às investidas dos invasores, que acabaram por atrapalhar o bom andamento das aulas.
Primeiramente, vamos à pauta prevista para a reunião, em que destacamos a construção do plano individual de trabalho e do plano de ações. Depois das explicações acerca dos planos, expusemos nossas ideias sobre a primeira ação do projeto pedagógico que pretendemos elaborar e efetivar. Tratamos de questões relacionadas ao processo por meio do qual realizaremos o nosso trabalho no Pibid, destacando a espiral da pesquisa-ação.
Apresentei a meus companheiros pibidianos um modelo de plano de ação para que pudéssemos iniciar as nossas escritas referentes ao projeto pedagógico.
A respeito do problema que tivemos com as invasões, debatemos acerca de algumas sugestões que, por fim, foram acatadas por todos os participantes. Uma delas diz respeito ao e-mail institucional dos alunos, algo que já havia sido solicitado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), mas que ainda estamos aguardando.
Devido às dificuldades que eu vinha enfrentando para permitir a participação dos alunos nas aulas e ter de bloquear o acesso dos invasores ao mesmo tempo que dava aula, Jonathan nos deu a ideia de que os pibidianos poderiam ajudar no monitoramento da entrada dos alunos nas aulas, e se reversarem para abrir o link das aulas, a partir de então, pois seria uma forma de eles assumirem o compromisso de fazer o monitoramento da entrada dos alunos e o bloqueio das possíveis invasões.
Como todos concordaram com a proposta, assim foi feito. E, na aula seguinte, com o monitoramento da Wanneska, tivemos um efeito positivo dessa medida, e as aulas ocorreram de forma muito tranquila e com um bom aproveitamento dos assuntos tratados e da participação dos alunos e dos licenciandos.
Por fim, foi interessante perceber o quanto os licenciandos estão sabendo lidar com o inesperado, e como eles são hábeis para encontrar soluções. Todas as ideias e iniciativas por parte deles mostraram como eles estão a par de questões relacionadas aos meios e plataformas virtuais, demonstrando, mais que suas habilidades, a competência para aplica-las para a resolução de problemas.
Comentários
Postar um comentário