Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - terça-feira, dia 18 de maio de 2021

          



          A semana de 17 à 21 de maio foi destinada às atividades avaliativas bimestrais e, por isso, as aulas forma suspensas. De todo modo, havíamos programado as primeiras atividades dos licenciandos para a terça-feira, dia 17, data reservada à aplicação da atividade avaliativa de Língua Portuguesa, e tudo ocorreu conforme combinamos. E, no dia 19, os licenciandos aproveitaram para atualizar seus estudos, já que não houve aula, pela mesma razão.

      As minhas reflexões sobre as aulas de hoje se iniciam com um destaque à participação das pibidianas Kissya, Mirele, Nadja e Wanneska. Que satisfação em ver nossas companheiras tão envolvidas em suas exposições e com os alunos! Foi a primeira vez que as turmas puderam contar, efetivamente, com a criatividade dos companheiros pibidianos.

        Foi, sobremaneira, entusiasmante a atuação das licenciandas, sobretudo pela desenvoltura na comunicação com os alunos. Sabemos que nem sempre é brando lidar com pessoas que não conhecemos bem. Mas não foi difícil para elas conquistar a audiência dos alunos e estabelecer um contato amistoso com o mínimo de recursos, sobretudo nessas circunstâncias de distanciamento a que estamos submetidos. 

       No início da aula, o "Me Lendo" foi executado por uma aluna na turma, que leu, de forma expressiva, um fragmento do texto Quem é você, Alaska?. Aliás, a leitura feita por Beatriz significou uma atividade muito interessante. Nesse ponto, os colegas de turma concordaram comigo. Segundo a aluna, o trecho destacado tem muita relação com as experiências que tem tido no curso de sua vida.

Mirele iniciou sua participação com a exposição sobre os tipos textuais, tendo como suporte um mapa mental que preparou especificamente para a explanação. Wanneska contribuiu com sua explicação sobre as sequências descritivas e as narrativas, de forma bem elucidativa e didática, analisando com os alunos um fragmento do conto “A causa secreta”, do escritor realista Machado de Assis. Da mesma forma, Nadja conseguiu atrair a atenção dos alunos e ainda tornou a aula mais divertida, explicando a atividade que a companheira Kissya elaborou com coerência e criatividade.

        A atividade proposta pela Kissya consiste na produção de um texto descritivo a partir de uma imagem de escolha individual. Pelo que vimos, após as explicações de Nadja, os alunos consideraram a atividade interessante.

      Gradativamente, o diálogo tem se fortalecido, e, por conseguinte, os alunos estão conquistando seu espaço nas interações e construindo seus percursos de aprendizagem desenvolvendo estratégias para expor o pensamento reflexivo. Enfim, todos pareciam satisfeitos ao final da aula. Sentimos o quanto nossas interações têm se tornado bastante proveitosas.

Mapa mental produzido pela pibidiana Mirele Urtiga


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022