Nona reunião geral - quarta-feira, dia 31 de março de 2021
A pauta da nona reunião geral referiu-se às primeiras observações e experiências dos licenciandos nas aulas, à importância dos blogs reflexivos em dia, tendo em vista a pluralidade de olhares e as novas propostas e novas metodologias para o ensino, bem como das horas de trabalho de cada participante. Na mesma ocasião, tratamos sobre a redação do projeto individual de trabalho.
A respeito da carga horária de trabalho, o nosso grupo definiu a divisão das horas da seguinte forma: serão dedicadas duas horas para as reuniões gerais, duas horas para estudos, leitura e escrita, duas horas para cada reunião do nosso grupo, duas horas para as aulas síncronas e duas para as aulas assíncronas.
Para reforçar as elucidações dos Coordenadores, assistimos a uma apresentação sobre os novos letramentos, com explicações sobre o “novo ethos”, na qual se destacaram as propriedades e características da abordagem dos multiletramentos, tendo em vista suas possibilidades, a exemplo das ressignificações que se podem operar nos textos, bem como as vantagens do ensino colaborativo (menos hierárquico) e do hibridismo de papel (produzir e consumir conteúdo, em que se fundamenta a ideia de lautor, de prosumidor, tendências que a Web 2.0 favoreceu: uma mudança no fluxo de comunicação com a democratização do dizer.
Entendemos o quanto é importante para o professor ter competência para se adequar aos novos letramentos sem que, para isso, tenha de se desvencilhar dos métodos que abordam o letramento da letra. Trata-se de um grande desafio para uma nova visão de currículo que deve abranger novas práticas que envolvam os novos letramentos e, ao mesmo tempo, o letramento da letra, do papel impresso.
Enfim, nada se dá de forma simples. Temos muito o que compreender e aplicar. E já estamos nos preparando para isso.
Comentários
Postar um comentário