Primeiro dia de participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Terça-feira, dia 30 de março de 2021

 


 


A participação dos pibidianos em nossas aulas, finalmente, tornou-se mais efetiva a partir de hoje. E, naturalmente, nossas reuniões serão mais consistentes. Se, nos primeiros contatos, a interação entre eles e os alunos das turmas de 9º ano ocorreu de forma limitada, por meio das atividades; agora, já é possível uma maior aproximação, dentro das condições que nos são impostas.  

Entendemos que, com as observações, os pibidianos devem captar e refletir, da forma mais fiel possível, os acontecimentos, os fenômenos ligados aos processos de ensinar e de aprender, os modos de interação, ou quaisquer outros aspectos relacionados às práticas didático-pedagógicas.

Pensando assim, sabemos que o professor (no caso, a professora) e seus posicionamentos, percursos metodológicos, abordagens, práticas e atividades também são passiveis de análise. Penso que é imprescindível estar aberta à troca de saberes, de percepções, de experiências, para entender que precisamos ressignificar tudo aquilo que não traz um efeito positivo.

Agindo assim, torna-se tranquilo compreender o que há de novo e, por conseguinte, adequar o nosso trabalho à contemporaneidade, por meio da inter-relação entre o Campus e a escola, entre a teoria e a prática, entre a experiência e o saber.

Essa questão esteve em pauta em nossa reunião, e, aliás, foi muito oportuno falar sobre isso, pois é importante que os pibidianos sintam-se tranquilos para refletir acerca de  qualquer problema ou situação sem que, para isso, precisem encobrir dados importantes para a realização de seu trabalho.

Na terça-feira, dia 30 de março, houve a participação dos licenciando em três aulas. As primeiras aulas das quais eles participaram ocorreram sem problemas, a não ser a timidez por parte dos alunos, que se mantiveram calados na maior parte do tempo prejudicando o diálogo que, normalmente, ocorre em nossas aulas. No mesmo dia, porém, na última aula, tudo ocorreu com mais naturalidade, favorecendo a participação dos alunos durante todo o tempo.

Quanto mais veemente for a participação dos alunos nas aulas, quanto mais intensas forem as suas expressões, mais consistentes serão os dados e os aspectos observados. Logo, foi muito favorável o fato de eles terem conseguido se expressar logo no primeiro dia.

Percebemos o quanto os alunos foram receptivos, principalmente, dopois da aprensentação do nosso companheiro Silvino, que falou diretamente com as turmas. Embora os licenciandos tenham permanecido, na maior parte das aulas, apenas observando; em alguns momentos, já trocaram mensagem com os alunos pelo chat.

A partir de hoje, os pibidianos passaram a ter acesso à nossa sala de aula virtual, onde eles já devem estar tendo contato com os documentos (textos, livros, vídeos, atividades, interações) de nossas aulas. Acredito que, tanto nas aulas síncronas quanto nas assíncronas, eles terão muitos detalhes para desenvolver os seus estudos e suas escritas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022