Reunião Geral - Quarta-feira, 10 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DA METODOLOGIA ETNOGRÁFICA

            

          Na última reunião geral, tratamos de questões relativas ao nosso compromisso com as atividades, a exemplo da atualização dos blogs e do Blogão e da articulação entre os estudos e trabalhos dos pibidianos e as atividades dos alunos do ensino fundamental.

Além disso, os Professores deram-nos direcionamentos para a organização do cronograma de nossas reuniões e da participação dos licenciandos nas aulas síncronas e assíncronas.

A respeito do trabalho proposto sobre o tema: A abordagem metodológica da etnografia na educação visando ao trabalho com os letramentos, os pibidianos apresentaram suas análises com base na leitura de dois artigos: o primeiro, de autoria da professora Andrea, intitulado O ingresso na prática docente dos letramentos sociais; e o outro, de autoria do professor Fernando, cujo título é Pedagogia Transmídia: reflexões sobre a proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência .

O filme Xingu também serviu de base para a análise proposta, que consistia em identificar alguns princípios e noções teóricas da abordagem metodológica da etnografia. A partir disso, estabelecemos relações entre o contexto do filme e o contexto da sala de aula. Com base nos pressupostos de Winkin (1998) e na metáfora da cegueira, analisamos os artigos a fim de identificar de que modo os participantes da pesquisa na qual se baseou o artigo construíram “um lugar de fala”.  

Na ocasião, além das exposições dos alunos sobre o trabalho proposto, retomamos o debate sobre a leitura literária na escola e a descentralização do cânone nas atividades escolares. Em meio às discussões, a professora Andrea expôs, de forma elucidativa, o significado de repensarmos sobre essa descentralização e sobre o que significa a leitura de um livro independente de se tratar da literatura clássica.

Com seu discurso, é provável que os pibidianos tenham entendido o viés ideológico a respeito do sentido atribuído à palavra literatura com obras específicas da tradição literária, e que essa tendência destrói o verdadeiro sentido da leitura literária, visto que sobrepuja o valor sócio-histórico-cultural e revela um olhar discriminatório sobre os autores, o que implica a marginalização de obras importantes e pertinentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participação dos companheiros pibidianos nas aula - Quarta-feira, dia 16 de março de 2022

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - quarta-feira, dia 21 de julho de 2021

Participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 6 de abril de 2022