Décima oitava reunião geral, quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021
Nesse último encontro, referente
à nossa 18ª reunião do subgrupo, vimos os trabalhos desenvolvidos pelos
pibidianos do grupo das supervisoras Mércia e Socorro; aliás, trabalhos
bastante interessantes. Os pibidianos estão se dedicando à elaboração de textos
expositivos multimodais, elucidativos e diversificados quanto à abordagem,
recursos e mídias, contribuindo, por conseguinte, para reforçar os estudos dos
alunos.
É muito provável que esse seja o melhor caminho para o que estamos buscando, no
sentido de adequar as abordagens às culturas e linguagens inerentes à contemporaneidade,
inclusive relacionadas aos interesses e gostos dos alunos.
Mais uma vez, o empreendimento dos licenciandos
nas dinâmicas que estão propondo com essas atividades leva-nos a refletir sobre
o importante papel que as plataformas digitais cumprem para a efetivação de uma
proposta didático-pedagógica baseada na pedagogia dos multiletramentos e na
abordagem multimodal.
Quanto aos percursos metodológicos e às abordagens,
tenho defendido que as experiências mais eficazes e interessantes que temos
tido no contexto das aulas são, direta e irremediavelmente, intrínsecas aos
multiletramentos e à multimodalidade. Logo, não tem sido nada satisfatória a
imposição de termos de suspender as interações que estabelecemos com as aulas
síncronas e assíncronas.
Enfim, o retorna às aulas presenciais é importante, mas já não pode ser suficiente depois de termos tido o privilégio de ampliar os modos, os meios, o tempo e os recursos dos quais dispomos nas plataformas e com as mídias digitais para tornar nossos estudos mais eficazes e bem pertinentes às culturas e mídias contemporâneas.
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