Décima sexta reunião com os companheiros pibidianos - sexta-feira, dia 24 de setembro de 2021
Em nossa 16ª reunião, realizada no dia 24 de setembro, resolvi reforçar para meus companheiros a necessidade de atualização dos blogs; aliás, tenho sempre mencionado o quanto é importante estarmos em dia com a nossas obrigações. E eles sempre muito compreensivos e atenciosos, concordaram e se comprometeram em resolver essa questão.
Tratamos, com mais veemência, das estratégias e ideias para que se mantenham suas interações com os pibidianos. Sugeri que eles aproveitassem ao máximo os recursos disponíveis no Google Classroom para ter contato com as atividades, motivar os alunos e manter nossos diálogos de cunho literário. Na plataforma, eles podem analisar as atividades dos alunos, publicar textos literários, seguir com os diálogos relativos ao projeto "Me lendo", por meio de vídeos ou de seus escritos em que expressem sua relação com os textos escolhidos.
Quanto ao retorno às aulas presenciais, expliquei a meus companheiros toda a situação e expus o contexto de nossas aulas, inclusive sobre os alunos que ainda não tiveram participação nas aulas remotas, e agora estão participando das aulas presenciais.
Mais uma vez, deliberamos sobre a finalização da revisão dos contos produzidos pelos alunos e acerca dos encaminhamentos para a publicação no e-book, cujo design já está sendo finalizado pelas pibidianas Kissya e Mirele. Kissya, inclusive, já organizou a versão multimodal de um dos contos.
Além disso, planejamos a segunda fase do Kahoot e as estratégias de uso do Instagram. No mais, reforçamos as questões acerca das quais produziremos nossos trabalhos acadêmicos. Debatemos sobre as ideias já levantadas e combinamos pensar em novas ideias.
Por fim, debatemos sobre os três aspectos que se consolidaram como um parâmetro no processo democrático sobre o qual se constrói os nossos projetos, quais sejam:
i. No âmbito de nossas reuniões, as ideias que propomos para adequar as nossas práticas e a forma com
que os meus companheiros dispõem da sua autonomia para uma reflexão crítica sobre essas ideias e práticas.
Analisamos, ainda, a construção de propostas didático-pedagógicas que deem
conta das questões que eles destacaram no contexto de nossas aulas;
ii. Em nossos estudos, avaliamos
a compreensão e o posicionamento de cada um sobre a complexidade intrínseca à
formação docente e aos processos de ensino e aprendizagem. Avaliamos, também, suas
reflexões sobre as necessidades dos alunos e as dificuldades que surgem e a
iniciativa para lidar com tudo isso;
Comentários
Postar um comentário