Décima quinta reunião geral do subgrupo - quarta-feira, 28 de julho de 2021
Seguimos com as apresentações das atividades dos grupos. Dessa vez, o grupo da supervisora Mércia e, posteriormente, os meus companheiros e eu apresentamos as atividades planejadas e aplicadas, com o relato das situações que temos vivenciado e com as ponderações acerca das nossas experiências.
Devido a determinadas situações, passamos a discutir a respeito de entraves que nos são impostos no contexto das aulas. Entendemos que os licenciandos já demonstram interesse por questões subjacentes às vivências docentes, revelando uma preocupação que os impulsionam a busca de soluções para os fatores surgidos às margens de sua atuação. Naturalmente, trata-se de uma postura própria de quem valoriza o seu trabalho e, também, preocupa-se com a outra parte. Não é satisfatório somente executar um plano de ações por mais coerente e eficiente que possa parecer se houver empecilhos influenciando nos resultados esperados.
Ainda acerca das discussões encaminhadas, refletimos sobre o quanto tem sido necessário agir a partir de nossas intuições e empreendimentos para as inevitáveis ressignificações e adaptações de nossas práticas. A maior mensagem desta reunião talvez tenha sido sobre o fato de que os professores, atribuindo novos significados ao fazer pedagógico nessa conjuntura, estão construindo novos modelos, percursos metodológicos, abordagens e práticas.
Logo, é possível que entendamos ainda mais as leituras que realizamos sobre os teóricos com os quais nos afinamos, mas podemos ir além disso se nos empenharmos, também, a registrar nossos pressupostos e tudo o que temos realizado nessas circunstâncias em vista de transformações. A necessidade de nos reinventarmos é inerente à evolução humana, mas é irrefutável que, com a velocidade dos avanços tecnológicos, há uma grande influência nos modos e no tempo pelos quais nos reinventamos.
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