Quinto dia de participação dos companheiros pibidianos nas aulas - Quarta-feira, dia 14 de abril de 2021
No dia 13 de abril, as aulas foram suspensas devido à paralisação proposta pelo Sindicado dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). E, no dia 14, já no início das aulas, tivemos a contribuição dos companheiros pibidianos, com a Wanneska iniciando reunião na sala da aula no Google Meet. Com isso, foi bem mais tranquilo ministrar as aulas, já que não precisei me preocupar com monitoramento do acesso dos participantes. Wanneska conseguiu evitar o acesso de pessoas estranhas, e as aulas seguiram com muita tranquilidade.
Iniciamos e finalizamos as aulas com a leitura expressiva do poema Amor em paz, de Vinícius de Moraes. A primeira leitura feita por mim; a segunda, pela aluna Manuela.
Nas aulas, discorremos sobre o webjornal Debate, ocasião em que expliquei aos companheiros pibidianos o projeto que havia iniciado no segundo dia de aula. Além disso, as aulas tiveram como tema central o webjornalismo. Retomamos as explicações iniciais que foram dadas aos alunos, exposições que tivemos no início do ano letivo sobre o domínio jornalístico e os gêneros textuais a ele relacionados.
As explicações destacaram as propriedades do webjornalismo, comparando-as com as propriedades do jornal impresso. Tratamos sobre a Web 2.0 e sobre as gerações do jornal digital. Tiveram destaque, também, os gêneros notícia, reportagem, editorial e entrevista, por meio dos quais os alunos produzirão as primeiras matérias para o nosso webjornal, que está em construção e já tem um título provisório.
O trabalho voltado para a construção de um espaço digital para a nossas turmas interagirem surgiu do interesse em possibilitar que os alunos possam compartilhar suas produções textuais sobre os fatos e acontecimentos nos quais estão envolvidos e que a eles interessam ou lhes despertam a atenção. Manifestar seus pensamentos e ideias com originalidade e criatividade, debater acerca de assuntos relevantes para eles, desenvolver habilidades para a construção de textos multissemióticos, tudo isso faz todo o sentido para lidar com as novas demandas sociais, culturais e educativas.
É notório que as transformações promovidas pela influência das tecnologias digitais e, ainda, pelo uso progressivo das mídias virtuais suscitam novas estratégias de ensino e de interação. Por conseguinte, novas alternativas vão sendo implantadas, gradativamente, quando percebemos que tais mudanças exigem novas habilidades, bem como novos meios e métodos de desenvolvê-las.
Quanto às novas aprendizagens, estamos planejando estudos para desenvolver habilidades tais como criatividade e inovação, pensamento crítico, aptidão para resolução de problemas, desenvoltura para a colaboração e trabalho em equipe, autonomia e flexibilidade, aprendizagem colaborativa e permanente. Essas são as habilidades próprias deste século, como nos revelam Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) em seus escritos sobre os letramentos digitais.
Por fim, tivemos momentos interessantes de descobertas e trocas de informações. Penso que consegui elucidar as questões preponderantes a respeito da proposta e dos objetivos do nosso jornal. Procurei deixar bem clara a ideia de criar o projeto para instituir um espaço por meio do qual os alunos, além de criar e publicar seus textos, possam se informar e informar e, sobretudo, refletir e assumir um posicionamento crítico ante as questões que nos envolvem, buscando compreender a nossa condição, seja no contexto de nossas aulas, seja nas relações que estabelecemos em nossa vivência, seja em nossa relação como o mundo.
Comentários
Postar um comentário